Ajuda online do fxEconoStats

fxEconoStats fornece um acesso prático e simples a uma grande variedade de dados económicos. Com base nas informações fornecidas por diversos governos e agências autorizadas, o fxEconoStats utiliza as tecnologias baseadas na Web mais recentes para apresentar um grande conjunto de informações críticas para ajudá-lo a tomar decisões informadas atempadamente com base nas notícias financeiras mais recentes.

O fxEconoStats faz isto recolhendo dados económicos divulgados oficialmente pelas autoridades apropriadas e, em seguida, compilando as informações para apresentação num formato gráfico fácil de interpretar. 

Visualizar gráficos fxEconoStats

Ao obter gráficos para visualizar em fxEconoStats, começa por seleccionar em primeiro lugar o país para o qual pretende gerar gráficos e, em seguida, o tipo de dados. Os tipos de dados seguintes estão actualmente disponíveis para cada país:

  • Taxas de juro
  • Produto Interno Bruto
  • Emprego/Desemprego
  • Produção, Actividade comercial
  • Preços, Índices
  • Estado internacional
  • Mercadorias

Cada tipo de dados da lista acima contém vários gráficos disponíveis para visualização – o número e conteúdo exacto reflecte as informações conforme fornecido pelos departamentos governamentais e agentes autorizados do país seleccionado. Por exemplo, se seleccionar Austrália como país e, em seguida, Taxas de juro, estão disponíveis os quatro gráficos seguintes:

  • Taxa-objectivo monetária
  • Títulos de rendimento fixo
  • Swaps indexados até às 24 horas
  • Curva de rendimentos

Ainda que a maioria dos países controlem indicadores económicos semelhantes, poderão existir diferenças significativas entre a forma como cada jurisdição define e até como recolhe dados chave. 

Trabalhar com gráficos

Pode visualizar dados históricos de qualquer gráfico reposicionando o gráfico para mostrar informações à esquerda da área de visualização. Para mover o gráfico, clique e mantenha premido qualquer sítio dentro do gráfico e arraste o cursor para a nova posição que pretender no ecrã. Note que só pode visualizar dados históricos desde que sejam disponibilizados pela autoridade que fornece os dados. Também pode executar as acções seguintes clicando no ícone associado:


Enviar gráfico por correio electrónico – Abre uma caixa de diálogo que lhe permite enviar o gráfico para o endereço de correio electrónico que fornecer.
Imprimir gráfico – Abre a caixa de diálogo Imprimir.
Gravar gráfico – Clique para gravar o gráfico no destino que especificar.
Incorporar gráfico – Clique para abrir uma caixa de diálogo que contém uma ligação que pode incorporar numa página Web ou blog:

Clique OK - o script para incorporar o gráfico será copiado para a sua áreas de transferência e estará disponível para copiar para uma página Web.
Ampliar
Reduzir
Intervalo – Clique no início do intervalo que pretende ampliar e clique no fim. O gráfico amplia automaticamente o intervalo seleccionado.
Informações – Clique para visualizar uma caixa de diálogo de contexto que explica o conteúdo do gráfico. A maioria das descrições inclui uma ligação Mais que uma vez clicada, abre uma nova janela do browser que contém o website fxPedia.
Calendário – Disponível apenas em Gráficos comparativos.



Utilizado para definir a data de início – ou data base – para o intervalo de comparações. Clique no calendário para abrir a caixa de diálogo seguinte:
Introduza a data de início no formato mmddaaaa e clique em Submeter.
. Ligação para a fonte – Cada gráfico inclui uma ligação para a fonte oficial dos dados apresentados no gráfico. Pode seguir esta ligação para saber mais sobre a definição do indicador e como os dados são recolhidos.

Indicadores globais

A opção Global na lista de países contém um conjunto de gráficos exclusivos desta selecção. Isto porque Global destina-se a apresentar as informações de preços para uma série de mercadorias muito negociadas. Note que estes gráficos são comparativos que combinam várias linhas de tendências em cada gráfico. Consulte os Gráficos comparativos para obter mais informações sobre a utilização deste tipo e gráfico.

Os gráficos seguintes estão actualmente disponíveis na opção Global:

  1. Preço do petróleo – compara a cotação mundial de:
    • West Texas Intermediate
    • Cotação à vista do Europe Brent
  2. Fixação do ouro até ao meio-dia/Fixação da prata - compara a variação de preço em percentagem durante o período de tempo especificado para:
    • Fixação de preço da prata
    • Fixação de preço do ouro até ao meio-dia
  3. Mercadorias – compara a variação de preço em percentagem durante o período de tempo especificado para:
    • West Texas Intermediate
    • Fixação de preço da prata
    • Fixação de preço do ouro até ao meio-dia
  4. Mercadorias – compara a variação de preço em percentagem durante o período de tempo especificado para:
    • Câmbio do Europe Brent
    • Fixação de preço da prata
    • Fixação de preço do ouro até ao meio-dia

Gráficos comparativos

fxEconoStats inclui uma série de gráficos comparativos que sobrepõe várias linhas de tendências num gráfico.

Segue-se um exemplo de um gráfico comparativo que compara informações do Índice de Preços no Consumidor para a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e Canadá num único gráfico:

É possível remover uma linha de tendências do gráfico removendo simplesmente a marca de verificação junto da entrada na legenda que pretende eliminar. Com esta versão do fxEconoStats, estão disponíveis os gráficos comparativos seguintes – apresentando dados do Canadá, Reino Unido e E.U.A.:

  • Taxas de juro chave
  • Produto Interno Bruto
  • Taxa de desemprego
  • Índice de preços no consumidor
  • Balança comercial – variação percentual para o período de tempo
  • Vendas a retalho
Nota: Uma vez que os dados de cada país são fornecidos por agências diferentes, podem existir variações nos períodos de comunicação de dados. Por exemplo, os E.U.A. e o Reino Unido fornecem relatórios trimestrais do PIB, enquanto que o Canadá comunica resultados mensais. Além disso, algumas jurisdições podem fornecer informações mais recentes do que outras, tal como no exemplo seguinte em que a linha da Taxa de Desemprego do Reino Unido está truncada uma vez que os dados disponíveis ficam ligeiramente aquém dos fornecidos pelas agências americanas e canadianas:

Esta informação destina-se apenas para fins de informação geral. Os exemplos apresentados destinam-se apenas para fins ilustrativos e podem não refletir os preços atuais da OANDA. A mesma não se trata de aconselhamento em matéria de investimentos nem de uma incitação à negociação. O histórico anterior não constitui indicação de resultados futuros.

O seu capital corre riscos. As perdas podem exceder o investimento. A alavancagem de negociação tem um risco elevado e não se adequa a todos os perfis.