Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um risco elevado de perder dinheiro rapidamente devido à alavancagem.

78,3% das contas de pequenos investidores perdem dinheiro ao negociar CFD com a OANDA Europe Markets Ltd.

Deve pensar bem se compreende como os CFD funcionam e se pode correr o risco elevado de perder capital

TRANSIÇÃO IBOR

IBOR para taxas de referência alternativas

A partir de 29 de novembro de 2021, deixaremos de utilizar as Taxas Interbancárias de Oferta no nosso cálculo da taxa de financiamento e utilizaremos, em vez disso, Taxas de Referência Alternativas.

O que são as taxas IBOR?

As taxas interbancárias de oferta (Interbank Offered Rates, IBOR) são índices de referência de taxa de juros utilizadas para uma ampla gama de produtos e contratos financeiros.

A maioria das taxas IBOR deixará de existir até ao final de 2021. Isto significa que todos os índices de referência sob a alçada da IBOR, incluindo a proeminente London Interbank Offered Rate (LIBOR), serão progressivamente eliminados e substituídos por taxas alternativas.

O que é a LIBOR?

Desde os anos 80, a LIBOR era considerada a taxa interbancária de referência utilizada para calcular a taxa a que os bancos ofereceriam empréstimos de curto prazo entre si. Até à crise financeira de 2008, a LIBOR era vista como o padrão-ouro para medir a saúde de todo o sistema financeiro global.

Porque é que estão as taxas a mudar

Os reguladores mostraram a sua preocupação sobre a fiabilidade e a sustentabilidade das IBOR. As rigorosas regras de liquidez introduzidas pela crise financeira de 2008, juntamente com a perda de credibilidade da LIBOR devido a escândalos e a sua quota-parte na crise, viram as IBOR tornarem-se menos atraentes para empréstimos interbancários de curto prazo e sem garantia. Este facto levou a um declínio significativo nos mercados de financiamento interbancário sem garantia na última década, bem como a uma falta de liquidez - levando a um mercado que não é adequadamente representativo. O que levou os reguladores a mudarem a sua preferência para Taxas de Referência Alternativas (ARR).

Para o que é que as taxas estão a mudar

Os utilizadores da IBOR mudarão para Taxas de Referência Alternativas (Alternative Reference Rates, ARR). As ARR baseiam-se nas taxas de juro "overnight" reais nos mercados grossistas de numerário e derivados líquidos. Isto torna as ARR mais robustas e menos voláteis do que as IBOR.

Como as ARR são taxas livres de risco, não incorporam o risco de crédito inerente ao cálculo das IBOR, as quais são baseadas em empréstimos interbancários durante períodos de tempo mais longos.

De que forma é que esta mudança me afetará?

Se mantiver uma posição de índice no final do dia de negociação (17h00 ET), a posição é considerada como sendo mantida durante a noite e sujeita a uma taxa de financiamento ou crédito para refletir o custo de financiamento da sua posição (em relação à margem utilizada).

Num índice, é calculado como:

Encargo ou crédito de financiamento diário = valor da posição* x taxa de financiamento aplicável/365**

A taxa de financiamento aplicável neste exemplo mudará de uma Taxa Interbancária de Oferta (IBOR) para Taxa de Referência Alternativa (ARR). Por exemplo, no US Wall St 30, a taxa de financiamento aplicável mudaria de USD LIBOR a 3 meses para SOFR (Secured Overnight Financing Rate - Taxa de Financiamento Overnight Garantida).

A tabela abaixo mostra o que cada produto de índice utiliza atualmente como taxa de financiamento aplicável e qual a Taxa de Referência Alternativa que utilizaremos a partir de 29 de novembro de 2021.
Índice Taxa interbancária de financiamento antiga Taxa de referência alternativa
Australia 200 Australia Bank Bill - 3 Meses AONIA
China A50 USD LIBOR - 1 Meses SOFR
Germany 30 EURIBOR - 3 Meses ESTR
Europe 50 EURIBOR - 3 Meses ESTR
France 40 EURIBOR - 1 Meses ESTR
Hong Kong 33 HKD HIBOR - 1 Meses HONIA
India 50 USD LIBOR - 1 Meses SOFR
Japan 225 USD LIBOR - 3 Meses SOFR
US Nas 100 USD LIBOR - 3 Meses SOFR
Netherlands 25 EURIBOR - 1 Meses ESTR
Singapore 30 SGD SIBOR - 1 Meses SORA
US SPX 500 USD LIBOR - 3 Meses SOFR
Taiwan Index USD LIBOR - 1 Meses SOFR
UK 100 GBP LIBOR - 3 Meses SONIA
US Russell 2000 USD LIBOR - 3 Meses SOFR
US Wall St 30 USD LIBOR - 3 Meses SOFR

*onde o valor da posição = dimensão da posição x preço no final do dia de negociação (17h00 ET).

**Para posições de índices longos, as taxas de financiamento aplicáveis são taxas de administração de 2,5% mais a taxa alternativa relevante, anualizadas. Representada através de uma taxa negativa e, portanto, um custo.

Para posições de índices curtos, quando a taxa alternativa relevante for superior à nossa taxa de administração de 2,5%, a taxa utilizada será a diferença entre as duas, anualizada. Isto é representado por uma taxa positiva e, portanto, um crédito.
Quando a respetiva taxa alternativa for inferior à nossa taxa de administração de 2,5%, a taxa utilizada será a diferença entre as duas, anualizada. Tal é representado por uma taxa negativa e, por conseguinte, por um custo. Consulte a nossa página de custos de financiamento para saber mais sobre as taxas de financiamento que aplicamos.